Agrupamento de Escolas de Ribeira de pena premiado pela EPIS - Escolas de futuro 2014/2017

09-12-2014 11:31

O Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena foi premiado na categoria 1(Axa Corações em Ação, deloitte, Extrusal e Fundação Galp Energia. Boas Práticas organizativas de inclusão social em escolas do Continente, Açores e Madeira, com ensino secundário ou com cursos profissionais de nível de qualificação equivalente – Bolsas Sociais EPIS – Escolas de Futuro 2014/2017) com duas bolsas de estudo de 400€, durante três anos.

Esta candidatura distinguiu-se pelas iniciativas de empreendedorismo para a inclusão social: “Empreendendo se ajuda um amigo” – iniciativa integrada na disciplina de oferta de escola para o desenvolvimento da educação do empreededorismo e “Ser empreendedor” – iniciativa criada para dar resposta ao facto de alguns alunos não poderem participar nas visitas de estudo por carências económicas. Os objetivos focam-se na aprendizagem numa vertente ética e social, envolvendo os alunos na construção da programação, concretização e avaliação das atividades, nomeadamente vendas simbólicas para angariação de fundos ecriação de parcerias, de modo a explorar novas abordagens de envolvimento dos pais e encarregados de educação.

A Associação EPIS – Empresários pela inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da república.

A EPIS escolheu a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolares, com particular atenção à capacitação de jovens em risco que frequentam o 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e á disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.